A Agência Nacional de Inovação, ANI, tem por objeto o desenvolvimento de ações destinadas a apoiar a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais.
Compete à ANI prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030 (de acordo com a RCM 25/2018), nomeadamente o estímulo do investimento privado em investigação e desenvolvimento (I&D), a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente instituições de ensino superior e centros de interface, com vista à promoção das suas capacidades, competências e resultados da política de apoio à inovação.
Compete também à ANI a divulgação, a nível nacional e internacional, em colaboração com outras entidades, nomeadamente o IAPMEI, a AICEP e a FCT, de casos de sucesso da inovação em Portugal, ajudando a associar a Portugal uma imagem de país inovador e a justificar investimentos crescentes, através de retorno para a economia e para o bem-estar e qualidade de vida da população.
Tem como missão contribuir para posicionar Portugal no grupo de países fortemente inovadores da União Europeia até ao final da próxima década.
A Agência Nacional de Inovação tem o seu capital subscrito em partes iguais pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (50%), e pelo Ministério da Economia, através do IAPMEI (50%).
Oferta – Gestor de Comunicação – Lisboa, Porto
Missão
Desenvolver, implementar e coordenar as ações do plano de comunicação e de desenvolvimento da marca, adequado à estratégia de negócio definido para a organização, em estreita colaboração com Administração e outras áreas da ANI.
Responsabilidades
- Definir, executar, monitorizar/ avaliar a estratégia de comunicação externa e interna em alinhamento com a estratégia da Administração;
- Coordenar e implementar os processos de desenvolvimento criativo da marca e logótipos da organização;
- Assegurar o planeamento e a gestão de eventos e ações promocionais organizados pela Agência, articulando com as tutelas governamentais as ações necessárias;
- Adotar novas tendências e formas de comunicação inovadoras, que conduzam ao posicionamento e fortalecimento da imagem ambicionados para a marca ANI.
- Planear e implementar a gestão dos canais de comunicação institucionais e de redes sociais;
- Selecionar, coordenar e acompanhar os processos com os parceiros externos, tais como agências de criatividade, agências de comunicação, agências de meios, entre outros;
- Assegurar as atividades de relações públicas e Comunicação Institucional da organização;
- Dar apoio a todas as atividades resultantes da execução do PRR, através da comunicação e divulgação dos resultados alcançados.
Habilitações Académicas
- Formação académica superior em Jornalismo, Ciências da Comunicação ou áreas similares;
- Serão valorizados outros estudos pós-graduados nas áreas de Gestão de Conteúdos, Marketing Digital e Redes Sociais.
Experiência Profissional (Preferencialmente)
- Experiência em funções de comunicação sobre áreas de inovação, ciência e tecnologia;
- Experiência em organização de eventos.
Conhecimentos Base/Específicos (Preferencialmente)
- Domínio das ferramentas Microsoft Office;
- Utilização avançada de Microsoft Excel;
- Domínio da língua inglesa (falada e escrita).
Perfil de Competências
- Capacidade de Relacionamento e de Comunicação Interpessoal;
- Capacidade Analítica;
- Análise de Informação e Sentido Crítico;
- Resiliência.