A Agência Nacional de Inovação, ANI, tem por objeto o desenvolvimento de ações destinadas a apoiar a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais.
Compete à ANI prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030 (de acordo com a RCM 25/2018), nomeadamente o estímulo do investimento privado em investigação e desenvolvimento (I&D), a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente instituições de ensino superior e centros de interface, com vista à promoção das suas capacidades, competências e resultados da política de apoio à inovação.
Compete também à ANI a divulgação, a nível nacional e internacional, em colaboração com outras entidades, nomeadamente o IAPMEI, a AICEP e a FCT, de casos de sucesso da inovação em Portugal, ajudando a associar a Portugal uma imagem de país inovador e a justificar investimentos crescentes, através de retorno para a economia e para o bem-estar e qualidade de vida da população.
Tem como missão contribuir para posicionar Portugal no grupo de países fortemente inovadores da União Europeia até ao final da próxima década.
A Agência Nacional de Inovação tem o seu capital subscrito em partes iguais pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (50%), e pelo Ministério da Economia, através do IAPMEI (50%).
Oferta – Gestor de Projetos e Incentivos Internacionais – Lisboa ou Porto
Missão
Análise e gestão de projetos no âmbito dos sistemas de incentivos I&D. Promoção da participação portuguesa em incentivos no âmbito do Portugal 2030 e nos programas-quadros internacionais de Investigação e Inovação.
Responsabilidades
- Identificar e mapear na comunidade de I&I nacional, instituições, equipas ou indivíduos com potencial para participação em projetos dos programas vigentes (PT2030, SIFIDE, Programa-Quadro Europeu de I&I);
- Apoiar, aconselhar e formar as diferentes entidades sobre os vários procedimentos, princípios, regras e assuntos administrativos, relacionados com os incentivos.
- Discutir e defender nos fóruns internacionais a posição da comunidade nacional.
- Difundir a documentação sobre os programas, oportunidades e condições de participação para submissão de propostas, preparação do orçamento e reporte;
- Promoção dos Sistemas de Incentivos e Inovação, através da organização de atividades de informação e promoção em articulação com os serviços da COM quando apropriado (e.g., dias de informação, conferências, newsletters, websites, feiras, etc.).
Habilitações Académicas
- Formação académica superior, preferencialmente em Ciências Exatas, Tecnologia e Engenharia;
- Valorizada formação graduada complementar em gestão da inovação, gestão de I&D, políticas públicas e/ou outros estudos pós-graduados.
Experiência Profissional (Preferencialmente)
- Experiência no meio empresarial, em áreas relacionadas com a inovação tecnológica e o I&D empresarial;
- Experiência na gestão e realização de projetos de I&D em colaboração entre empresas e entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII);
- Conhecimento das tendências de mercado nas áreas de especialização.
Conhecimentos Base/Específicos (Preferencialmente)
- Conhecimento dos principais programas de apoio à I&D, à Inovação e ao Empreendedorismo em Portugal e na UE;
- Domínio das ferramentas Microsoft Office;
- Domínio da língua inglesa (falada e escrita).
Competências
- Análise de Informação e Sentido Crítico;
- Capacidade de Comunicação e Relacionamento Interpessoal;
- Qualidade e Rigor no Trabalho;
- Independência.