A ACSS, Administração Central do Sistema de Saúde I.P., é um Instituto Público, criado em 2007, integrado na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa e financeira, que executa as orientações do Ministério da Saúde e está sob a sua superintendência e tutela. A ACSS tem jurisdição sobre todo o território continental.
A Administração Central do Sistema de Saúde tem por missão assegurar a gestão dos recursos financeiros e humanos do Ministério da Saúde (MS) e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como das instalações e equipamentos do SNS, proceder à definição e implementação de políticas, normalização, regulamentação e planeamento em saúde, nas áreas da sua intervenção, em articulação com as Administrações Regionais de Saúde, no domínio da contratação da prestação de cuidados.
Tem como visão ser um organismo de eficiência capaz de assegurar a gestão integrada dos recursos do SNS.
À ACSS cabe ainda a coordenação e acompanhamento da execução dos contratos de gestão em regime de parceria público-privada, dos contratos-programa com entidades do sector empresarial do Estado e de outros contratos de prestação de cuidados de saúde celebrados com entidades do sector privado e social.
Oferta – Técnico Superior (2 vagas) – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de dois postos de trabalho, na carreira e categoria de técnico superior, do mapa de pessoal da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Habilitação Académica
Licenciatura nas seguintes áreas CNAEF — 311 (psicologia), 312 (sociologia e outros estudos), 345 (gestão e administração), 140 (formação de professores, formadores/ ciências da educação), 142 (ciências da educação), não sendo admitida a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional, nos termos do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.
Caracterização dos Postos de Trabalho a ocupar
Desenvolver atividades de formação nos domínios de:
- Diagnóstico de necessidades de formação;
- Conceção de Referenciais de competências e de Formação;
- Definição de metodologias de formação (presencial e à distância);
- Definição de recursos técnico pedagógicos de apoio à formação adaptados aos conteúdos programáticos e metodologias;
- Definição dos requisitos a desenvolver;
- Instrumentos de apoio à formação;
- Avaliação das aprendizagens e da formação;
- Acompanhamento de Estágios;
- Acompanhamento de projetos nacionais e internacionais;
- Colaborar na conceção e no desenvolvimento dos projetos para a Área da Formação;
- Plataformas de apoio à formação.