A Academia das Ciências de Lisboa é uma das mais antigas instituições científicas nacionais de existência contínua. Foi fundada, no dia 24 de dezembro de 1779, durante o reinado de D. Maria I.
Entre os principais responsáveis e mentores da concretização deste projeto contam-se o 2.º Duque de Lafões, D. João Carlos de Bragança, e o abade José Correia da Serra. O conhecimento que ambos tinham do funcionamento de academias e sociedades congéneres europeias foi fundamental para a criação de uma instituição semelhante em Portugal. Também relevante foi o papel de Domingos Vandelli, cuja ligação ao ensino das ciências naturais na Universidade de Coimbra se revelou instrumental na definição da missão da Academia das Ciências, tendo em vista a demonstração da utilidade do conhecimento produzido pelos seus membros.
A História da Academia das Ciências de Lisboa ajuda a compreender as razões do lugar de relevo que ocupa no sistema de ciência e tecnologia em Portugal – uma instituição vocacionada para a promoção e divulgação da cultura científica, bem como para a demonstração da relevância das ciências e das letras para o desenvolvimento do país.
Oferta – OE202504/0043 | Técnico Superior | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Secretariado executivo e assessoria à Presidência
- Prestar apoio técnico-administrativo aos Recursos Humanos;
- Elaborar informações várias, peças processuais e contratos (aquisição de bens e serviços e empreitadas de obras públicas) no âmbito do Código de Contratação Pública;
- Registar e publicar nas plataformas de contratação os procedimentos;
- Publicação de todos os elementos referentes à formação e execução dos respetivos contratos no Portal dos Contratos Públicos (BaseGov).
Habilitação Literária
- Licenciatura em Direito, Gestão de Recursos Humanos, Administração Pública.
Outros Requisitos
- Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador; Responsabilidade e compromisso com o serviço;
- Espírito de equipa;
- Iniciativa para resolução de problemas.